sexta-feira, março 09, 2007

Subfilo Urocordados ou Tunicados


Subfilo Urochordata (Tunicados)
Os urocordados, que incluem as ascídias marinhas sésseis e algumas formas pelágicas, são o maior grupo de cordados invertebrados. O corpo é vestido por um envoltório externo denominado túnica, que contém celulose. A grande faringe perfurada está adaptada para a alimentação por filtração. Eles são hermafroditas e possuem uma larva em forma de girino, que tem um notocórdio e um cordão nervoso dorsal. O subfilo Urochordata é composto por animais marinhos e sésseis em sua maioria, conhecidos como tunicados ou ascídias e possuem o notocórdio e o cordão nervoso dorsal apenas durante o estágio de larva. Grande parte do interior do corpo é ocupada por uma grande faringe perfurada por muitas fendas. A água entra na faringe pelo sifão bucal (boca), passa por propulsão ciliar através das fendas ao redor do átrio e, então, sai pelo sifão exalante. Na passagem através das fendas faríngeas, o plâncton é filtrado da água corrente. O corpo está coberto por uma túnica protetora contendo celulose, que é secretada pela epiderme Nas muitas espécies coloniais de urocordados, os indivíduos estão unidos por um estolão ou têm sua túnica fusionada.
www.animalshow.hpg.ig.com.br/tunicado.htm

5 comentários:

Anônimo disse...

boa noite airton

mais uma vez te mando mais 1 mensagem para falar que seu blog está muito legal

Anônimo disse...

Caro Prof. Airton,

Os meus parabéns pelo seu blog. Sou Português, faço mergulho e adoro fotografar. Cheguei ao seu blog pela foto que publicou sobre as ascídias. Pode ver mais algumas fotos de ascídias no meu blog http://pnunesfotosub.blogspot.com/

Cumprimentos,
Paulo Nunes

Anônimo disse...

achei legal pós fez um resumo bem interresentE eu vou apresentar um séminario sobre chodata I(cordados)
meu tema é urochordatas(urocordados)nesta segunda dia 25/08/08 mim desejem sorte
obrigada....................

Anônimo disse...

valeu era o que eu tava procurando

Anônimo disse...

Attractive component to content. I simply stumbled upon your web site and in accession capital to claim that I get in
fact enjoyed account your blog posts. Any way I'll be subscribing for your feeds or even I fulfillment you access constantly rapidly.

Here is my website - sharepublish.com

Reveillon no Guarujá 2022/2023. Drone do Enoque Cesar!!!!